quinta-feira, 9 de julho de 2015

Primeira consulta de nutrição

Ontem fui à consulta de nutrição que tinha falado, na Casa de Saúde de Guimarães. Sinceramente não achei nada de mais. A nutricionista não me falou nada de especial. Fez bastantes perguntas sim, sobre o que comia, os meus horários, etc. A consulta demorou cerca de 45 minutos. Mas sabem, não houve aquele clique. Se voltar a ir a uma nutricionista não irei a essa - apesar que ela era muito querida - mas isso não chega.
Fui pesada e essas coisas, e não estou fora do meu ideal de peso - Meço 1,72 cm e peso 74 kg. No entanto preciso perder 7 kg para ter o meu peso habitual.
Falou-me em algumas coisas que devia comer, outras que não devia... deu-me um plano de refeições... mas não me disse assim nada de novo, nada de espetacular.
Perguntou-me se já fiz as análises para saber se sou imune á toxoplasmose e eu disse que já fiz e que não sou imune e então esteve a explicar-me alguns cuidados que eu devia ter quando engravidasse, nomeadamente comer fruta sem casca ou preferencialmente cozida, legumes todos desinfetados, não comer saladas principalmente fora de casa, não comer carne mal passada, enchidos, presunto, queijos, não contactar com gatos, etc. Mas é a tal coisa, tudo isso já eu estava informada, por isso fiquei um pouco desiludida.
O que eu queria mesmo era ir à nutricionista que dá consultas na Ginoclin, pois com certeza está mais apta para estes assuntos da gravidez, mas o preço da consulta é um pouco puxado - 60€ cada consulta, e não faz pela Medis :-(
 
E pronto, vamos ver se perco alguns quilos pelo menos até ao final de julho... Para já estou a conseguir conter-me e resistir ás tentações...

6 comentários:

  1. Olá. Estive a ler os seus posts e nem imagina o quanto me revi neles. Felizmente já estou grávida de 19 semanas.
    Até á bem pouco tempo (cerca de 1 ano) nem sequer imaginava ser mãe, não me sentia nada preparada....mas de repente fez-se o click, o relógio biológico despertou. Também tratei logo de marcar as consultas com a médica de familia, fiz análises, tomei vitaminas...tudo ok! Tive luz verde, em outubro comecei a tentar...e em Abril descobri que estava grávida (data da concepção: 12 de Março)... Um conselho: nada de pressões e não fazer "o amor" só a pensar num objectivo. Deixar as coisas acontecerem naturalmente e fazer só quando há vontade. Aliás quando o meu babe foi feito andava com uma vontadinha louca, meu homem andava nas nuvens ;) ;)
    Pronto, tudo isto somente para lhe desejar boa sorte e nada de stresses, ok? tudo de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana... É verdade, quando o relógio toca já não há nada a fazer. Juro que sempre disse que não queria filhos para já, que nem me imaginava já a ser mãe, e agora já só penso em ter uma criança a chamar-me de mamã... E sim, concordo que não se deva fazer amor só com o objetivo de engravidar. Tornava o momento um bocado embaraçoso. Nem eu quero pensar nisso assim dessa forma. Vai dando novidades... Já agora, é uma menina ou menino? Desejo tudo de bom... Nem demoras-te assim muito a engravidar para o que tenho visto no forúm De Mãe para Mãe...

      Excluir
    2. Olá, só vou saber na próxima sexta (dia 17) se é menino ou menina! nunca tive preferência mas sei que toda a gente, especialmente a sogra, prefere que seja menina. Até estou ansiosa para saber, quero começar a decorar o quarto e comprar roupa especifica, por enquanto é só roupinha que dá para ambos.
      Realmente não demorei muito, e quando comecei a tentar tive mesmo o receio de que não fosse ser tão fácil. ja tomava a pilula á algum tempo, e tal como tu era bastante cuidadosa, e antes de tomar o meu periodo era muito irregular por isso receei que fosse demorar. Felizmente não e o meu babe já está aqui dentro de mim....
      Foi engraçado quando engravidei...passado pouco mais de uma semana já sentia que estava grávida, apesar de não ter sintomas....mas simplesmente sentia!!! Sei lá, se calhar é o tal sexto sentido! A menstruação atrasou-me 1 dia e fui logo fazer um teste de farmácia e deu negativo! Passaram duas semanas e, apesar de ter dado negativo e como a minha menstruação era muito irregular, fui fazer um teste de sangue ao laboratório de manhã e à tarde recebi o abençoado mail....estava grávida!!!! Foi tão bom... E o dia ainda melhor, minha sogra fazia anos e dei-lhe logo a novidade....ficou tão feliz! E então desde Abril tenho vivido momentos tão felizes, principalmente agora, pois a barriga começa a crescer bastante e já senti o bebe. Que sensação maravilhosa! Em relação ás coisas menos boas, felizmente tive pouquissimos enjoos e os que tive eram mais matinais, agora é que começo a sentir alguma azia. Estou a ter uma gravidez tranquila....excepto no trabalho, o patrão não reagiu muito bem e age como se eu não estivesse grávida e tornou-se bastante frio... Mas paciência...melhores dias virão e eu tento não pensar muito nisso!

      Excluir
    3. Ohhh que giro.... De facto ter um bebe dentro de nós é uma bênção. Meu Deus, quem dera que comigo seja igual... Eu adorava ter uma menina, era mesmo um sonho. Mas se for menino há-de ser o meu menininho. O que importa é que venha com muita saúde e perfeito. Eu vou começar a tentar ainda este mês. Não sei se irá calhar com o meu período fértil de julho. Mas se fosse como tu, lá para o natal estaria grávida. Embora eu tenha esperanças de engravidar ainda no verão... Um sexto sentido também :-) E também tomava a pílula há cerca de 10 anos.... Quando for eu, não vou aguentar tantas semanas para saber o sexo. Vou fazer aquela análise que diz o sexo logo após as 8 semanas.... Depois anda contar se é menino ou menina :-)

      Excluir
    4. Sim, claro que venho contar.
      Pro próximo mês também vou fazer uma ecografia 4D, foi prendinha do "namorido" e eu adorei. Vai ser giro.
      Depois conto-te todos os pormenores.
      Beijinhos

      Excluir
    5. Fico ansiosamente a aguardar... Espero brevemente também dizer que estou grávida :-) Excelente prendinha dele.... Acho que também está curioso Para ver o bebê :-)

      Excluir