quinta-feira, 10 de setembro de 2015

5 semanas

HOJE FAÇO 5 SEMANAS DE GRAVIDEZ!

Incrível como nesta fase todos os dias contam. Cada semana é uma etapa vencida. Todos os dias de manhã agradeço a Nossa Senhora por não estar a sangrar - tenho um medo terrível de ir á casa de banho e ver sangue nas cuecas. Todos as noites agradeço a Deus, a Nossa Senhora, a São Bentinho e a todos os santos por terem dado mais um dia ao meu bebé...
De facto só quem passou por isto é que sabe dar a importância a um dia, a uma hora, a um minuto. Antes quando eu via uma grávida a falar e dizia o tempo de gravidez era por exemplo "dezasseis semanas e 3 dias". E o meu pensamento era: "Por favor, mas isso equivale a quantos meses mesmo?? Meses! Só quero saber os meses!". Agora entendo perfeitamente. Chegar ao fim do dia com o nosso bebé perfeito e saudável dentro de nós é mesmo uma bênção...
Deixo agora aqui o que diz a minha aplicação sobre a quinta semana de gravidez... Já viram a imagem do bebé durante esta semana? Pelo menos já não é só um conjunto de bolinhas todas juntas. Agora parece um camarãozinho, hehe... Mas pelo menos já começa a ter uns tracinhos humanos.
Que Deus ajude o meu bebé a desenvolver-se bem e perfeito...
 
 
Seu bebê:
Agora o bebê tem milhões de células ocupadas multiplicando-se e criando as complexas estruturas do corpo em desenvolvimento do seu bebê. Ele tem um coração com duas câmaras, ou seja, basicamente um tubo que volta para ele mesmo. Acredite ou não, esse coração começa a bater por volta do 21º dia. Até a coluna já começou a se formar, assim como as estruturas esqueléticas do bebê. Suas características faciais, como orelhas e olhos, também estão começando a se formar. Até este momento, você provavelmente não o reconheceria, pois ele parece um girino e tem o tamanho de um gergelim. Dentro do conforto de seu útero quentinho e aconchegante, o coração do bebê bate normalmente.


Seu corpo:
Se ainda não começou, agora pode ser o início do período de enjoos matinais. Se estiver esperando gêmeos, os sintomas podem ser ainda mais fortes. Apesar do nome ser enjoo matinal, os sintomas podem aparecer a qualquer hora e serem bem difíceis de lidar. Seu útero está crescendo e pressionando a bexiga, fazendo você ir mais vezes ao banheiro. A sensibilidade em seus seios aumenta conforme as glândulas mamárias para alimentar seu bebê se multiplicam. Pode ser difícil obter as calorias que você precisa quando estiver tendo náuseas, mas é importante lembrar que uma gestante, em média, somente precisa de 300 calorias adicionais por dia, muitas vezes somente no terceiro trimestre.
 
Saúde & Dicas:
Se o cansaço está acabando com você, peça a ajuda de seu parceiro nas atividades domésticas. Se está com desejos por algo que não seja saudável para você ou o bebê, tente minimizar esses lanchinhos. É importante manter os seus níveis nutricionais altos para que seu bebê seja o mais saudável possível. Você está criando uma nova vida, então dê a ela o melhor início possível com uma dieta saudável e balanceada. Boa saúde tornará o parto mais fácil (apesar de que nada relacionado a isso costuma ser fácil). Não adie a visita ao médico, pois cuidados pré-natais adequados são importantes para você e o bebê.
 
Informações para o parceiro:
Desejos são provavelmente o efeito colateral da gravidez com o qual mais se brinca. É normal para as gestantes desejarem comidas específicas e, às vezes, incomuns. Ajude-a a encontrar alternativas saudáveis que satisfaçam o deseja e mantenham a linha nutritiva. Ela está com desejo de sorvete e chocolate? Encontre uma fruta doce que a satisfaça e a mantenha saudável. A aversão a certos tipos de comida e cheiros é muito comum na gravidez também. Ela pode torcer o nariz para o lanchinho que amava há apenas alguns dias.

5 comentários:

  1. Diz-me que o embrião nesta altura não se parece com um cavalo marinho? Oh pa, quando vi na app, só pensava em cavalos marinhos! LOL
    Beijinhos minha linda :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe... um cavalo marinho, um camarãozinho, um girino, tanta coisa hehe... mas está bem melhor do que na quarta semana que era so um conjunto de bolinhas, hehe... Como te tens sentido? Beijinho

      Excluir
    2. Qual é a aplicação que usa?

      Excluir
  2. É verdade!
    Ando bem, tenho tido mesmo muitos gases (demasiada informação, eu sei... lol), sinto-me inchada, até agora tem sido o mais incómodo para mim. Faço mais xixi e tenho azia, mas lá está, azia já é normal para mim. Em relação a náuseas e tonturas, não tenho sentido quase nada, tudo muito leve.
    E tu? :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha. Também ando com muitos gases. Barriga inchadissima por causa deles lol. Vou fazer xixi muitas vezes. Sinto uma ligeira impressão no fundo da barriga, ás vezes um peso. Tu não sentes isso? Náuseas e tonturas tudo muito ao de leve também. Nada de mais para já...

      Excluir