quinta-feira, 17 de setembro de 2015

6 semanas

 
Hoje entramos nas 6 semanas. Mais uma semana se passou e com a graça de Deus tudo está a correr bem. Não tenho sentido nada de mal, nada de perdas, e isso é motivo de agradecimento a Deus a cada hora que passa. Mais outras tantas e entramos nas tão esperadas 12 semanas.
Para a semana (25/09) já terei a primeira consulta e já te poderei ver e quem sabe se já posso ouvir o teu coração. Acho que só a partir daí é que me vou sentir mesmo grávida, é que vou sentir que estás mesmo aqui dentro de mim. Sou um bocado do género "ver para crer". E preciso ver-te para o meu coração estar mais descansado.
 
O que a aplicação diz sobre as 6 semanas:
 
Seu bebê
As primeiras seis semanas de gestação passaram bem rápido! Você descobriu a gravidez há umas 2 semanas, mas coisas incríveis estão acontecendo dentro de você com o bebezinho. Apesar de seu corpo ser apenas uma cabeça e cauda nesse estágio, olhos, boca e orelhas estão crescendo. Além disso, os braços e pernas que se mexerão nos próximos meses não passam de pequenos brotinhos. Eles logo serão mãos e pés parecidos com nadadeiras. Se está curiosa quanto ao tamanho do bebê, pode compará-lo a algo do tamanho de um grão de arroz. É nesse estágio que o tubo neural nas costas do bebê se fecha. Apesar de o coração estar batendo normalmente, é muito cedo para ouvir as batidas.
 
Seu corpo
Seu corpo está trabalhando muito mais agora, por isso sua energia está diminuindo. Seus seios estão se desenvolvendo e seu sutiã pode parecer estar encolhendo. Você pode estar tendo fortes desejos por vários tipos de comida. Algumas mulheres com enjoo matinal perderão um pouco de peso no primeiro trimestre. Entretanto, outras podem já ter ganhado cerca de 1 kg nesse ponto da gravidez. Desde que o ganho de peso seja por causa de lanchinhos saudáveis, não há com que se preocupar. Urinação frequente é normal (mesmo que chato), assim como dores de cabeça e alterações de humor.
 
Saúde & Dicas
Se estiver sofrendo com enjoos matinais, tente comer refeições menores e com mais frequência. Bolachas de água e sal às vezes são as melhores amigas das grávidas. Um sutiã mais reforçado e que se encaixa adequadamente pode ajudar a aliviar a sensibilidade e evitar que os seios fiquem saindo. Se tiver sintomas de azia ou náuseas, evite alimentos oleosos e gordurosos. Seu parceiro deve ser muito companheiro durante este período, pois você está passando por várias mudanças em seu corpo. É uma boa hora para começar a pensar nas finanças e como suas vidas mudarão com a chegada do bebê.
 
Informações para o parceiro
A fadiga é um efeito comum da gravidez - pense em todo o trabalho metabólico que o corpo dela está fazendo. O corpo dela está usando mais energia descansando do que o seu durante exercícios. Parceiros podem ajudar dando a folga que ela precisa: pode ser cozinhando a janta enquanto ela cochila após o trabalho, ou deixando que ela durma um pouco mais no final de semana enquanto você limpa a casa. Quer pontos extras? Leve café na cama para ela nessas manhãs. Você pode precisar contribuir mais com a organização da casa enquanto ela está ocupada com a gravidez.

Informações sobre gêmeos/múltiplos
Pode não parecer, mas se estiver esperando gêmeos, seu corpo está de fato trabalhando 2 vezes mais. Sintomas precoces de gravidez, como fadiga e náuseas, podem ser mais claros na gravidez de gêmeos e são, geralmente, o primeiro indício da chegada da dupla. Além de grávidas de gêmeos terem níveis hormonais mais elevados durante o primeiro trimestre, você também tem dois bebês se desenvolvendo rapidamente nesta fase crítica da gravidez. É importante ouvir seu corpo: descanse quando estiver cansada e cuide de você mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário