segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Novidades - A primeira ecografia

Na sexta-feira tive a minha primeira ecografia. Foi um dia muito esperado desde que descobri que estou grávida. A vontade de saber se tinha um embrião a desenvolver-se dentro de mim era muita. Tinha muita vontade de saber se o coração estava a bater...
No final do trabalho fui para casa porque a consulta era apenas ás 18:45 e tinha tempo de ir a casa, aproveitava e tomava um banho porque agora transpiro mesmo muito como já referi e também fui buscar o meu marido á fisioterapia para vir comigo.
Enquanto íamos no carro perguntei-lhe se ele estava preparado tanto para noticias boas como para noticias más, como o caso de não haver embrião ou o coração não bater. Ele disse que sim...
Quando cheguei á clinica, o meu coração começou a bater a mil. Juro que parecia que ia sair pela boca fora. Estava mais nervosa que nunca, principalmente por saber que era eu a entrar a seguir.
Não demorei mais do que 10 minutos lá á espera - pois na minha vez já tinha entrado a paciente das 19h. E ainda bem que não tive que esperar muito senão ainda me dava alguma coisa.
Quando entramos, o Dr. Pedro cumprimentou-me, perguntou se já tinha novidades e eu disse que sim. Então fez perguntas, data da última menstruação, como me tenho sentido, etc... Fez as contas e estava com 7 semanas e 1 dia... E disse: "vamos lá entrar para confirmar a gravidez".. Meu Deus, gelei a partir daí. Parece que alguma coisa na minha cabeça bloqueou. Foi tão estranho. Ele disse para me ir preparar porque ia fazer eco vaginal e assim foi. Quando me deitei, naquela posição não muito confortável e ainda por cima ali dois homens a olhar para mim, hehe, lá começou ele com a eco. O Jorge veio para o meu lado esquerdo e podia ver as imagens no monitor do médico. Eu via as imagens no monitor que estava na parede do meu lado esquerdo. Quando ele introduziu aquilo, olhei para o ecrã e só via o saco preto, foi em escassos milésimos de segundos, mas o suficiente para me passar milhoes de coisas pela cabeça, como "eu já sabia que só ia ter o saco".. enfim... Ao que ele diz: "temos aqui um embriãozinho sim senhor.... E lá estava ele, tão lindo e tão pequeno.... Mas eu continuava gelada. Ele disse que estava como o tamanho ideal para o tempo que estou, que batia certo com o tempo. Comecei então a ouvir o coração.... "Afinal bate mesmo" pensei eu... Mas eu estava tão hipnotizada que não conseguia ter nenhuma reação. O Dr. disse que o coração batia perfeitamente. Perguntei-lhe se estava mesmo tudo bem e o tamanho do bebé, ele disse que estava mesmo tudo bem, tudo ótimo e que o bebé tinha 1,1 cm :-) Segundo a eco estava com mais dois dias, ou seja, 7 semanas e 3 dias... O coração batia a 144 bpm...
Comecei a ficar mais calma. Olhava para o Jorge mas ele não tirava os olhos do monitor... O dr. Deu-nos os parabéns :-) :-)
Quando o médico terminou, fui-me arranjar, e o Dr. disse para marcarmos a nova consulta para dia 28 de outubro para o rastreio do primeiro trimestre. E eu disse: "mas Dr. não preciso vir aqui antes? Por exemplo lá para as 10 semanas?" E ele disse que não, que não era preciso. Que estava tudo bem, não havia motivo nenhum para ter que ir lá em antes. Pensei: meu deus, é uma eternidade... Mas ao mesmo tempo fiquei mais descansada porque se ele visse que algo estava menos bem, ele queria ver-me antes de certeza. Seguidamente fez-me o livrinho da grávida... Como ansiei por esse momento! Estava oficialmente grávida! Hehe... E perguntou-me se já fui á médica de família. Eu disse que não e perguntei se fazia falta. Ele disse que mal não tinha ser seguida nos dois lados. Perguntou-me o peso e ficou escandalizado - tal como eu claro. Estou com 79 kg. Mandou-me imediatamente fazer consultas de nutrição na nutricionista lá da clinica senão daqui a nada estou nos 90 kg. E é verdade, porque tenho engordado 1 kg por semana, é demais! Vou também continuar a tomar o Provitae Materna.
Quando cheguei lá fora marquei o rastreio para o dia 28 de outubro ás 18:15 (FALTA UM MÊS)... Elas disseram que tinha que estar mesmo lá a essa hora por causa da enfermagem e assim, e que passarei á frente das consultas... Até me senti importante :-) Também marque a consulta de nutrição para dia 15 de outubro. Seguidamente tive um saquinho da felicitas com amostras... Adoro amostras, hehe.... Até trazia uma chupetinha da Nuk...
E pronto, é isto.... Ansiosa que passe este 1 mês.. De hoje a um mês é que vai ser :-) Até lá é confiar muito em Nossa Senhora de Fátima e São Bentinho para que protejam o meu bebé, para que façam com que tudo corra bem até lá... Um mês passa rápido, eu sei... Mas para mim parece um ano... Que Deus me ajude...
E não poderia ir embora sem deixar fotinha do meu bebé... Não é uma imagem linda? Farto-me de olhar para ela e ver aquele cordãozinho tão agarradinho a mim é qualquer coisa de maravilhoso...


4 comentários:

  1. Parabens! agora começa a aproveitar todos os dias... passa muito depressa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda :-) É verdade que passa depressa, mas para quem está á espera que pelo menos passem as 12 semanas parece uma eternidade...

      Excluir
  2. Graças a Deus!!! :)
    Parabéns! Relaxa, a natureza é sábia, tudo correrá bem ;)
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus queira que sim... Agora já me sinto mais confiante e já me sinto grávida porque vi que realmente está aqui um bebê a desenvolver-se dentro de mim...

      Excluir