quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Semana 7

Mais uma etapa... Semana a semana vais-te transformando. Entramos hoje na sétima semana. Parece que és do tamanho de um mirtilo. Para já tenho-me sentido bem, exceto o peso que tem aumentado de semana para semana. Amanhã tenho que falar com o médico, pois não posso estar a engordar 1kg por semana, senão estava desgraçada. Não sei se são as vitaminas que me estão a fazer engordar, se és mesmo tu, se é outra coisa qualquer. Tenho comido normalmente. A diferença é que antes eu ao almoço só comia sopa e agora como sopa e uma refeição normal. Acho que a sopa sozinha não é suficiente para te alimentar. Mas veremos o que diz amanhã o médico. Pela primeira vez vou-te ver. Nossa Senhora de Fátima faça com que estejas mesmo lá, com que o teu coração esteja a bater perfeitamente, que estejas do tamanho adequado para o teu tempo. O dia de amanhã vai ser especial tenho a certeza. Há dias que me sinto em baixo, em que penso que tudo de mal pode acontecer, mas há outros dias, tal como hoje, em que tenho a certeza que tudo está bem contigo e que amanhã eu e o papá te vamos ver pela primeira vez. É um dia muito esperado e estou ansiosa que chegue o dia de amanhã... Em termos de sintomas é o que já referi anteriormente. Transpiração excessiva e com cheiro muito intenso, de vez enquanto uma indisposição, barriga muito inchada, e de resto nada de mais. Se amanhã correr tudo bem na consulta vou dizer á vovó Maria que o primeiro/a bisneto/a está a caminho. Ela vai ficar tão feliz que nem imaginas o miminho que vais ter dela. Vai ficar toda orgulhosa tenho a certeza. 
Deixo agora o que me diz a aplicação:

Seu bebê
Seu bebê está ganhando dentes! Bem, não como você está pensando, mas pelo menos os brotinhos de dentes estão se formando. É difícil de imaginar esse bebê do tamanho de um mirtilo um dia mastigando um bife ou um queijo. Os brotinhos de braços e pernas cresceram e estão começando a formar futuros dedinhos. A barriga que você começará a acariciar está tomando forma e o pâncreas e o apêndice do bebê estão se desenvolvendo. O cérebro do bebê está crescendo, além das lentes oculares. A cor dos olhos é determinada no momento da fertilização, graças aos bons e velhos cromossomos.

Seu corpo
Você deve estar sentindo o mesmo que na semana passada: cansaço, sensibilidade e um pouco de irritação. Não se preocupe, as meias dele não vão cheirar assim para sempre, só por cerca de mais 33 semanas Os enjoos matinais também acabarão, provavelmente após 13 semanas, ao entrar no segundo trimestre. A cérvice está selada por um tampão mucoso que ficará lá até o início do trabalho de parto ou da dilatação. Você transfere nutrientes e oxigênio pelo cordão umbilical, que também faz a eliminação de resíduos. É possível notar que os jeans estão ficando bem apertados agora. É normal, já que seu corpo está se preparando para carregar seu bebê (ou bebês, no caso de gêmeos).

Saúde & Dicas
Não ligue para os jeans mais apertados - você precisa comer de forma saudável, não é hora para dieta. Se estiver esperando gêmeos, o médico dirá quanto peso a mais você precisará ganhar, que é normalmente mais do que quando estiver esperando um bebê. Se o enjoo ainda incomoda, tente ingerir a comida fria para evitar os aromas que causam náuseas. Lanches ricos em proteínas e refeições menores e mais frequentes podem ser úteis. Lembre-se, seu bebê é muito pequeno, portanto, mesmo com enjoos, não é preciso ingerir tantos nutrientes agora. Ainda assim, consulte seu médico para saber quanto de vômito pode ser prejudicial à sua saúde.
Informações para o parceiro
Se a mamãe estiver com ânsia de vômito, você pode ajudar. Lembre-a de pegar leve de manhã - leve bolachas de água e sal para ela beliscar antes de sair da cama. Se algum cheio piorar as náuseas dela, ajude-a a eliminá-los de casa. Sugira que ela coma pequenas refeições durante o dia para evitar ficar de barriga vazia - prepare os lanches dela se o simples pensamento de preparar comida a deixa com o estômago virado. Se as náuseas e vômitos a impedirem de comer, ajude-a a conseguir atendimento médico.

Informações sobre gêmeos/múltiplos
Você já se perguntou porque vocês foram escolhidos para ter gêmeos? Mulheres com mais de 30 têm maior chance de gerar gêmeos por causa do maior risco de liberar vários óvulos durante a ovulação. O tamanho do corpo também pode ser responsável. Mulheres no 25º percentil para altura ou com IMC acima de 30 têm maior chance de gerar múltiplos. Frequentemente, é apenas por causa do DNA, já que gêmeos fraternos são de família (do lado da mãe). E, às vezes, é apenas sorte. Independentemente, considere-se duas vezes abençoada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário