sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Semana 10 + resultado da ecografia

Ontem completei as 10 semanas de gestação. Faltam apenas duas semaninhas para ultrapassarmos a primeira etapa... Em termos de sintomas não tenho sentido nada de mais. Nada de enjoos até agora, por isso se não os tive também já não os irei ter, penso eu. Por vezes posso andar um pouco indisposta, mas nada de mais. Dizem que poucos enjoos é sinal de menino, né? E vontades de comer salgados também é sinal de menino, hehe.. O que mais me apetece são salgados... Massas, folhados mistos, pizzas, etc... Nem me tem apetecido assim muito doces.
Bom, continuando... Os meus pelos estão quase como antes de eu fazer laser. Tenho pelo por todo o lado. Nas virilhas nem se fala, São mesmo grandes :-( E quando corto com a gilete, passado uns dias lá vem eles.
O meu cabelo continua a cair como se não houvesse amanhã. Se assim continuar chego ao final da gravidez com falhas de cabelo :´-(
Este semana engordei 700 grs. Mas vou conseguir recuperar. Sei que houve uns dias que abusei. São os raios dos folhados mistos!!! Mas vão acabar.
De noite continuo a levantar-me muitas vezes para fazer xixi. É muito desagradável. Tenho saudades de dormir uma noite inteira. No entanto li que a partir das 12 semanas, como o útero sobe, as idas á casa de banho diminuem. E depois voltam no 3º trimestre, mas isso é normal claro...
Não tenho arranjado muitas posições boas para dormir. Nem quero pensar mais para a frente. Tenho medo de dormir de barriga para baixo, como tanto gosto, e como a barriga já é proeminente, é um bocado desconfortável dormir de lado. Tenho que meter uma almofada entre as pernas. De barriga para o ar, como também gosto de dormir, dizem que não é bom - mas acredito que seja quando o bebe for maior um pouco.
Durante este semana também senti uma pressão mais forte no fundo da barriga e umas pontadas de vez enquanto no lado direito. Por vezes sentia um pouco de dor no fundo da barriga, mas nada de muito forte. Andava muito preocupada mesmo. No entanto ontem na consulta, a médica disse para não me preocupar, que era normal.
Continuo também sensível aos cheiros. Sejam bons ou maus, não tolero muito bem os cheiros. Posso dizer que já desliguei todos os ambientadores de minha casa que já não podia mais com aqueles cheiros. E então o cheiro a caril ou açafrão? Meu deus que horror... A minha mãe está proibida de deitar essas especiarias na comida.
De resto não sinto nada de mais. Posso dizer que tem sido uma gravidez muito tranquila. As únicas coisas menos boas que surgiram foram mesmo o aumento dos pelos, o excesso de transpiração e o cheiro da transpiração e algumas borbulhas que de vez enquanto surgem.
 
Em relação á ecografia de ontem... Não podia ter corrido melhor. O meu bebe continua a desenvolver-se perfeitamente. Neste momento está com 3 cm e vi as pernas e os bracinhos. Estou encantada em tê-lo visto mexer! A sério, só em lembrar-me daquela batalha de braços e pernas que ele estava a fazer.... parecia que estava a nadar ou a dizer "quero sair daqui!!!!" hehe. Foi muito lindo, não há palavras. Na foto que vos deixo da ecografia, não se vê as perninhas e os bracinhos, porque a que ela tentou tirar não se percebe, está tipo desfocado....
Quando a médica me começou a fazer a ecografia ela disse: "já tem aqui um bebe bem grandinho". Fiquei toda contente. São os meus 3 cm de vida. Estou felicíssima por o meu bebe continuar a desenvolver-se e tenho fé que vai continuar assim... As medidas dele batem exatamente certo com as 10 semanas e o coração batia a um ritmo bem acelerado. A médica disse que estava perfeito. 
Perguntei também á médica se podia pintar as unhas e ela disse que não havia problema nenhum. É que amanhã tenho o casamento do meu primo e queria pintar as unhas e já não as pinto desde que engravidei.
 
Enfim, estou muito feliz por ter visto o meu bebezinho a mexer... Aquela imagem não me sai da cabeça.
Agora na terça-feira vou fazer o rastreio bioquímico. Deus queira que tudo corra bem e que não hajam possibilidades de o meu bebe ter algum problema.
Dia 28/10 tenho a consulta com o meu ginecologista. A tão esperada consulta das 12 semanas. Vou também fazer o rastreio com ele, mas nesse dia já devo ter os resultados do rastreio do hospital, e também vamos fazer a ecografia do 1º trimestre. A partir daí, se tudo estiver bem, já vou conseguir respirar UM POUCO de alívio... Mas agora sinto que o meu bebé não me vai deixar, que vai estar aqui sempre bem agarradinho a mim e que vai ser perfeito :-)
 
 
 

6 comentários:

  1. Parabéns!!! :D que seja uma gravidez abençoada. Já experimentou fazer um corte de cabelo , para ver se pelo menos a queda abranda um pouco? Fale com o seu médico, pode ser que ele possa ajudá-la.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda :-) Sim é isso que vou fazer, cortar o cabelo. Tenho o cabelo muito comprido. E vou cortar para aí 10 cm. Estava mesmo só á espera que passasse o casamento. Espero que melhore. Beijinhos

      Excluir
  2. Olá mamã :) Tudo a correr bem minha linda...estamos juntas neste milagre. Um beijinho. Ass. Mª francisca (MparaM)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá fofa. Que esta aventura nos traga sempre alegrias :-) Beijinhos

      Excluir
  3. Oi :-)
    Isso de não enjoar e ter preferência por salgados indicar ser menino nada a ver. A minha mãe diz não saber o que é um enjoo durante gravidez e no entanto teve duas meninas. Eu enjoei à farta, até me tem apetecido mais doces (quando eu sou uma pessoa claramente de salgados) e agora na eco das 12 semanas a ob apontou para menino...

    Quanto aos folhados, uma forma de ''travar'' um bocadinho os excessos é pensar que são calorias excessivas e praticamente vazias, muiiiiiita gordura e não é de todo isso que o teu bebé precisa, especialmente nesta fase em que o sistema nervoso e os orgãos se estão ainda a formar.

    Quanto à queda de cabelo, deram-me a dica da gelatina, que é excelente para fortalecer e também li que é boa para a pele e para prevenir as malfadadas estrias, vai daí não custa nada tentar, eu já tenho comido (aí está, uma coisa mais doce, que nem apreciava por aí além mas que agora me sabe super bem).

    Beijinhos e continuação de boa gravidez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii..... Obrigada pela partilha... Gelatina comia todos os dias, mas entretanto agora não me apetece nada, mas sei que efetivamente faz bem ao cabelo e á pele... Estamos quase do mesmo tempo. Para a semana faço 12 semaninhas.. Quem dera o primeiro trimestre terminado... Beijinhos

      Excluir