terça-feira, 20 de outubro de 2015

Rastreio do Primeiro Trimestre - No hospital

Tal como referi, hoje fui fazer o rastreio do primeiro trimestre no hospital de Guimarães. A minha mãe foi comigo. Tinha o rastreio marcado para as 9:30. Quando lá cheguei estavam muitas grávidas na sala de espera. Cada uma com a barriga maior que a outra. Quem me dera já ter uma barriga assim :-) Mas cada coisa a seu tempo. Senti que agora sim tudo é real. Agora estou mesmo grávida e senti também pela primeira vez uma segurança incrível, senti que tudo vai correr bem. Algo me dizia isso e me acalmava. Fui chamada por volta das 10:15. A enfermeira era mesmo muito simpática. Disse-me que hoje íamos fazer a colheita do sangue e que íamos marcar a ecografia. Fez as contas e tínhamos que marcar a ecografia já para a semana. Até senti que o tempo está mesmo a passar rápido. Marcou para dia 30 de outubro, sexta feira. E nesse dia já vou ter o resultado da análise que fiz hoje. Ela disse que não valia a pena ter o resultado antes porque o resultado da análise sozinho não diz nada. Tem que ser combinado com a ecografia para se ter um diagnóstico certo.
Quando ela me começou a falar nas 3 trissomias que vão ser rastreadas (trissomia 21, 18 e 13), só me apetecia chorar. Não sei porquê. Mas deu-me uma angústia.... E disse que para além das trissomias, está análise também vai fazer o rastreio da pré-eclampsia, e assim vai dizer se eu tenho hipoteses de a ter durante a gravidez. Em caso afirmativo serei seguida de outra forma, como gravidez de risco. É assim podemos fazer coisas para evitar riscos para mim e para o bebe. Depois deu-me uns panfletos onde explica tudo melhor. 
Seguidamente procedeu á colheita do sangue, como se de uma análise se trata-se. Sei que em alguns sítios fazem apenas uma picada no dedo. Lá tirei mesmo sangue.
Ou seja, para a semana vou ver o meu bebe duas vezes. Uma no dia 28 (quarta-feira) no privado, onde também vou fazer o rastreio, e outra no dia 30 (sexta-feira) onde vou fazer a consulta/ecografia no hospital combinada com o resultado da análise que fiz hoje. 
Estou com fé que tudo vai estar bem. Uma fé muito, muito grande. Sei que Nossa Senhora de Fátims está a olhar por nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário