quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Semana 12 + Resultado da ecografia do primeiro trimestre no Privado

Bom.... E chegamos ás tão aguardadas 12 semanas! Tanto esperei este momento, tanto falei nas 12 semanas, e eis que chegou! Nem sei bem o que dizer. Pensei que iria ter muito a dizer quando atingisse esta etapa, mas estou assim um pouco sem palavras. Sabemos que o risco de aborto diminui nesta fase, que o bebe já está praticamente formado, e agora é mesmo só crescer... Óbvio que aborto pode haver em qualquer altura, mas o pior já passou. E só isso é motivo de alegria.
Em termos de sintomas, não tenho nada. Até os meus peitos já estão menos sensíveis. Enjoos zero, aliás, como em toda a gravidez, e de resto não sinto nada. Só a vontade de fazer xixi e alguma pressão no fundo da barriga que apareceu esta semana. Quando vou fazer xixi sinto assim uma pressão no fundo da barriga que parece que o xixi nem sai todo. Não acho que seja infeção urinária porque não sinto dor ou ardor ao urinar, mas vamos ficar atentas.
Quando ao peso, estou nos 79,5kg. Ou seja, emagreci 800grs esta semana. Fiquei toda contente. Queria mesmo não passar os 80kg pelo menos até aos 5 meses...

Ontem fui fazer a ecografia do primeiro trimestre ao privado e fiz também o rastreio bioquímico.
Andei o dia todo ansiosa, mortinha que o dia acabasse. Quando acordei pensei: enfim é hoje o dia tão esperado! O Jorge veio mais cedo do trabalho para me acompanhar na consulta e foi ter á clinica.
Ao contrário do hospital, desta vez o rastreio foi feito com picada no dedo. Doeu-me mais a picado no dedo do que espetar a agulha para tirar sangue. A enfermeira disse que era para detetar a probabilidade de o bebe ter trissomias 13, 18 e 21. Não me falou na pré-eclampsia, pelo que talvez não façam o rastreio a isso, ao contrario do que vão fazer no hospital.
Mal terminei o rastreio, entrei logo para a consulta. O médico registou os resultados das análises no meu livrinho e fui então preparar-me para a eco. Ele disse que ia fazer eco abdominal e vaginal.
Quando ele começou a fazer a eco, as minhas pernas tremiam. Estava mesmo nervosa. Comecei a ver o meu bebé... Vi-o mexer. Estava tão grande. Distinguia-se perfeitamente a cabeça, as pernas, os braços. O médico permanecia em silêncio.. Ele disse para eu não me preocupar porque estava só concentrado. Fiquei um pouco desiludida porque ele pouco falou. Não explicava nada, permanecia ali em silêncio. No final disse que estava tudo bem, tudo dentro dos parâmetros normais, e que ia mandar o relatório juntamente com o rastreio para ter um resultado completo e que se ele não me ligasse é porque estava tudo bem. Detesto isso, porque vou ficar sempre na dúvida se não me ligaram porque ainda não chegou o resultado ou se não ligaram porque estava tudo bem. Mas pronto, fiquei sim mais descansada porque de facto estava tudo bem na ecografia, TN a 1,82 mm, tenho um bebé com 5,5 cm da cabeça ao rabinho, e dava mais 5 dias de gestação, ou seja, supostamente hoje estou de 12 semanas e 5 dias. Mas vou continuar-me a guiar pela DUM, pelo menos até amanhã... Fiquei mesmo desiludida com o médico no sentido que gostava que ele tivesse falado mais, explicado mais. Ah, é verdade, em relação ao sexo, ele disse que nesta altura em alguns casos já dava para ver o sexo, mas que o meu bebe não ajudou nada... Talvez vá ser envergonhado/a como a mãe, hehe...
Amanhã vou fazer a eco do primeiro trimestre ao hospital e também vou saber o resultado do rastreio que fiz no dia 20. Ou seja, vou ter um relatório mais completo, e espero bem que a médica seja mais faladora e que explique tudo o que vê e o que não vê. Amanhã vou com a minha mãe, o que também é um consolo :-) Por isso agora estou é ansiosa que chegue o dia de amanhã para ter o resultado COMPLETO do primeiro trimestre...
Deixo-vos agora uma fotinha da ecografia do meu bebezinho... Está crescido, hehe...


2 comentários:

  1. Olá amadalena.
    Fico contente que esteja tudo bem com o teu bebé.
    Aproveita bem esta fase, e ainda por cima se não tens os desconfortos da gravidez.
    No meu caso, também consegui aproveitar bem as duas gravidezes porque também não tive esses desconfortos.
    Fico feliz por ti, que esteja tudo a correr dentro do normal.
    Um beijinho para os dois. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria João. Eu agora já estou mais descansada e já estou a aproveitar melhor a minha gravidez... Espero continuar assim sem nenhuns problemas. Beijinhos

      Excluir