terça-feira, 3 de novembro de 2015

Resultado ecografia 1º trimestre - No hospital

Só hoje tive um tempinho para vir cá contar como correu a ecografia do primeiro trimestre feito no hospital.
Como sabem, no dia 28 fui fazer a eco no privado e já contei o que se passou. No dia 30 fui fazer ao hospital. Correu muito bem. Fui com a minha mãe e a consulta era ás 10:30 mas só fui atendida ás 12h. Já estávamos fartas de lá estar e eu estava ansiosa por ser atendida. Estavam lá tantas grávidas...
Quando me chamaram, entramos e fomos lá para um canto. A sala estava dividida para atenderam várias pessoas ao mesmo tempo. Não foi tão fácil ver o meu bebé, porque o ecrã estava mesmo por cima da minha cabeça. Assim que ela começou a fazer a ecografia (abdominal), lá vi o meu bebé. Nesse dia estava mais quietinho. Ela demorou muito, mexia para um lado, mexia para o outro, permanecia calada, ouvia o coração, voltava a ouvir, voltava ainda a ouvir, e eu a pensar que ela estava a confirmar se o coração batia ou não porque ás vezes a mim parecia que falhavam os batimentos. A ecografia durou cerca de 10 minutos ou mais... No final ela disse que eu tinha um bebé perfeito para o tempo de gestação. Que estava tudo bem. Quanto ao rastreio bioquímico ela disse que estava ótimo, os riscos eram muito reduzidos para as trissomias e também para a pré eclampsia e mandou-me aguardar lá fora pelo resultado do relatório para eu entregar na minha médica de família (dia 18 de novembro). O relatório era bastante especifico, entre outras coisas:
- Tamanho do bebé: 57,8 mm
- Batimentos do coração: 159 bpm
- Ossos do nariz presentes
- Crânio/cérebro, coluna, abdómen - normal
- Coração, estômago, bexiga, mãos e pés: tudo visível
- Risco de trissomia 21- 1:16632
- Risco de trissomia 18 e 13 - <1:20000
- Risco de Pré-eclampsia antes das 34 semanas - 1:1832
 
Fiquei toda contente e a minha mãe também claro. Quanto ao sexo ela não falou nada. Também não perguntei. Mas dia 28 de novembro vou a uma ginecologista no Hospital Privado de Braga que me aconselharam, e nessa altura já estarei com quase 17 semanas por isso se o bebé deixar já verei se vou ter um menino ou menina... Ai quem dera o tempo passado.................
 
Também me marcou uma consulta de genética para dia 25 de novembro porque na minha família há casos genéticos de problemas nos cromossomas 1 e 14. Tenho 3 primos vivos com esses problemas e são completamente dependentes dos pais. Não andam, não falam, não fazem nada sozinhos. Graças a Deus em 2010 fui fazer uma análise ao centro de genética no Porto para ver se eu era portadora desse problema e deu negativo, ou seja, não corro risco de transmitir esses problemas aos meus filhos, mas mesmo assim ela quis marcar. A mais não faz mal.
 
Deixo agora aqui uma fotografia da carinha do meu bebé.. Não é tão lindo? Tem um pescocinho tão delgadinho, acho que vai ser uma menina, hehe... E o Jorge disse que ele/a está a fazer biquinho com a boca, lol. Eu disse que foi por o pai não ter ido vê-lo/a (ele não podia mesmo ir nesse dia senão tinha que voltar a faltar ao trabalho, mas como a minha mãe foi comigo e ele já tinha ido na quarta-feira não havia problemas). Não me canso de olhar para esta carinha... Isto sim é uma fotografia ecográfica como deve ser...
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário