quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Semana 8



Mais uma semaninha... Parece tão pouco, eu sei... Mas nesta altura cada diz é essencial. De acordo com a ecografia que fiz na sexta, estou com mais dois dias, ou seja, 8 semanas e 2 dias. No entanto, para já, continuarei a guiar-me pela data da última menstruação.
Para já tudo corre bem. Já te vi, já ouvi o teu coração e agora já sinto que estás a crescer dentro de mim. O papá agora também já se sente mais confiante. E agora já temos mais "responsabilidade" porque já quase toda a família sabe que tu vens a caminho e nem sabes como ficam contentes com a notícia. A mamã recebe logo beijinhos de parabéns e depressa te imaginam quando chegares. Vais ser tão mimado. A avó Maria já sabe. Eu já sabia que ela ia ficar tão contente! Ela disse: "estava a ver que ia morrer sem ter um bisnetinho". E começou logo a contar as aventuras dela quando estava grávida da avó Fátima, os desejos que tinha, etc. E todos ficam contentes com a data em que é provável nasceres... Uma bênção mesmo ser por volta do 13 de maio... Só pode correr bem meu amor. Quero tanto que te continues a desenvolver bem, a crescer direitinho como deve ser... E ainda este mês vamos ter a certeza se está tudo mesmo bem contigo quando chegarem as 12 semanas no rastreio que vou fazer no dia 28. Falta pouco eu sei, mas para a mamã, que anda sempre como o coração nas mãos, falta uma eternidade. Mas eu sei que estás aí no teu cantinho descansadinho a crescer e a formar-te bem.
Quanto a sintomas, bem, hoje voltei a pesar-me, tal como faço todas as semanas, e para não variar, voltei a engordar 1kg! É 1 kg todas as semanas! Que se está a passar??? Não é por estar a exagerar na comida. Até tenho andado com menos apetite. A mamã vai ficar tão gorda :-( 
De madrugada vou umas 5 vezes fazer xixi. Acho que as minhas hormonas andam mesmo aos saltos! Desde ontem que ando com sintomas de constipação. Espero que passe. Ando toda entupida, custa-me respirar, ando com pingo o dia todo, mesmo estando entupida por dentro, e umas dores de cabeça que incomodam mesmo. De manhã custa-me mesmo pôr a pé, não pela preguiça, mas pelo cansaço que sinto por causa desta pseudo constipação. Também ando sempre com os calores, alguma obstipação e continuo com indisposição, principalmente quando acordo de madrugada e de manhã antes de comer. Qualquer coisa que eu coma fico logo sem apetite para mais, por isso não entendo o porquê de estar a engordar 1 kg por semana. O médico disse que era "normal" por causa da gravidez, mas que tinha que ir a uma nutricionista para ver se daqui a pouco não estou nos 90kg! Estou com 80 kg neste momento. Também tenho ganhado borbulhas no queixo, ainda por cima a mamã não tem usado base nem nada com medo que alguma substancia faça mal. Enfim, vais ter uma mamã um pouco diferente, mas vais ver que rapidamente voltarei ao normal quando chegares e depois de te alimentares claro...
A boa notícia é que já não transpiro tanto e já não é aquele cheiro horroroso. Pelo menos isso...
Ah, também gostava tanto de saber se és um menino ou uma menina... Nesta altura ainda não dá para ver por ecografias, e muito ainda falta... Mas a partir desta semana com a análise da sexagem fetal, com uma piquinha apenas sabia se eras o meu menino ou a minha menina... Só que é tão cara... Custa 95€. Acho que este mês está fora de questão. A mamã já começa a ter algumas despesas contigo, consultas, ecos, rastreio que vou fazer, etc... Talvez para o próximo, quem sabe.... Sei que o que importa é que venhas com saúde, mas a curiosidade faz parte do meu sangue. Quero saber tudo para ontem, seja o que for. Já aqui falei que tenho preferência que fosses uma menina, mas desde que te vi naquela fotinha, sei que é um menino ou uma menina que está a crescer dentro de mim. Foste o/a mais forte que se conseguiu agarrar a mim. Foste o/a escolhido/a por Deus para seres o meu bebé. És tu que estás aqui dentro, sejas menino ou menina, és especial, único, ÉS TU que estás aqui a crescer! E já te imagino todos os dias quando chegares aos meus braços...
Deixo agora as informações sobre as 8 semanas:
Seu bebê
É um menino - não, espera... é uma menina. Essa é a semana em que os órgãos reprodutores primários do bebê se tornarão testículos ou ovários. Mesmo que o sexo tenha sido determinado na concepção, as gônadas levaram até agora para se transformar em uma das duas. Se você quiser descobrir o sexo do bebê, ainda é muito cedo para aparecer no ultrassom. A maioria das verificações de sexo não estão disponíveis até a 17ª semana. Mesmo assim, algumas distinções visuais já estão ficando aparentes. Agora o rosto do bebê tem um lábio superior, pálpebras e ponta do nariz. Uma linguinha está crescendo dentro da pequena boca. Os dedinhos que você contará no nascimento também já começaram a se formar. Se estiver esperando gêmeos, é possível que você tenha um de cada sexo dentro de seu útero. 
Seu corpo
É uma boa hora para pensar sobre roupas para gestante, pois não vai demorar para suas roupas ficarem apertadas - exceto para aquelas calças de malha folgadas. É difícil de acreditar que algo do tamanho de uma framboesa deixe suas roupas mais justas! Entretanto, seu útero já tem o tamanho de uma laranja, e as coisas já estão um pouco amontoadas por lá. Você pode começar a sentir ciatalgia, uma sensação de dor ou formigamento que se sente nas pernas. Conte ao seu médico e peça a melhor forma de aliviar o desconforto. Você pode parecer adolescente de novo, pois podem surgir espinhas - o que é normal, em função dos hormônios.
Saúde & Dicas
Se os enjoos matinais estiverem fazendo você rejeitar, além do chocolate, as vitaminas pré-natais, tente tomá-las com comida e em horários em que normalmente não passa mal. Você deve consultar regularmente seu médico, parteira ou prestador de serviço de saúde. Escreva todas as perguntas antes de uma consulta. Nunca pense que sua pergunta é boba, nem que está sendo chata. A sua saúde e a de seu bebê são muito importantes, portanto continue fazendo perguntas.
Informações para o parceiro 
As mudanças hormonais da gravidez podem deixar os seios dela bastante sensíveis. Isso significa que você precisa mudar suas táticas ao tentar se insinuar. Pergunte como ela está antes de tocar seus seios nas preliminares ou encontre outros meios de entrarem no clima. Com o tempo, a dor deve diminuir, mas até o fim da gravidez os seios podem começar a produzir colostro. Mantenham a comunicação aberta nessa nova fase para que vocês sintam que estão se entendendo.

5 comentários:

  1. Podes por base e cremes - imagina a quantidade que tinhas de por para a pele absorver e fazer mal... esquece! isso, pintar unhas etc, nao fazem mal nenhum! :)

    Boa sorte!

    (com o peso... so posso dizer que chato :( mas o nutri vai ajudar! a mim recomendaram-me muita melancia... mas agora ja nao é altura!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.... Quanto a mim aguento todas estas coisas "más" se for para ter um bebê saudável. O médico apenas referiu para não pintar o cabelo, coisa que não faço, por isso não me preocupo. Beijinho

      Excluir
  2. 1 kg por semana é normal mas só no final da gravidez. Por enquanto não se justifica. Tens de ver isso rapidamente. Bebe muita água, pois o aumento de peso pode ser retenção de líquidos. Hidrata bem a barriga, coxas e mamas por causa das estrias!
    Ah... e, pelas crenças populares, tens uma menina na barriga. As meninas "roubam" a beleza às mamãs. :)
    Tudo a correr bem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente o que li. É normal nas últimas semanas, não nas primeiras! Rrrr... Também já li essa crença popular que referiste e, apesar de ser apenas uma crença, gosto de acreditar nelas quando vão de encontro com a minha vontade, hehe. Vamos ver. Vontade de ter uma menina não nos falta... É aguardar para ver :-)
      Eu já bebo mais de 1,5 l de água por dia. Porto-me bem neste aspecto... Mas deve ser retenções, obstipação, hormonas....tudo junto...

      Excluir
  3. Eu tive bastante aumento de peso justamente no 1o trimestre, mas até foi bom, porque estava com peso muito baixo e acabei por ficar com um peso mais saudável. Depois nas últimas semanas tive um grande aumento mas fiz muitas retenção de líquidos e comecei a ficar inchada.
    Vais ver que tudo estabilizará no 2o trimestre :)
    Sobre a barriga, até ao fim me diziam que era menino de certeza absoluta sintética analítica e que as ecografias estavam mal lol mas estavam correctas, é menina :p

    ResponderExcluir