terça-feira, 6 de outubro de 2015

Sobre a consulta no Centro de Saúde


Na sexta feira passada tive então a primeira consulta com a minha médica de família. Foi a primeira vez que a vi. É muito querida por sinal. Correu tudo bem. Eu disse-lhe logo que andava a ser seguida pelo privado e ela perguntou se já fiz as análises que o obstetra pediu e pediu-mas para as colocar no computador. Depois fui pesada, mediu as tensões, deu-me um documento para a minha isenção enquanto grávida e marcamos nova consulta para dia 02 de novembro. Nessa altura já estou com mais de 12 semaninhas se Deus quiser :-) Vão agora marcar a eco e rastreio no hospital e depois sou contactada pelo telemovel. Bom era se fosse antes do dia 28/10 que é quando vou fazer o rastreio no privado.
No mesmo dia 02/11 vou também ás enfermeiras para receber o livrinho de grávida e o atualizarem porque na sexta feira á hora que eu fui já não haviam enfermeiras porque só trabalham até ás 16h.


Bom, quanto á isenção....
Quando lá cheguei a minha mãe já estava lá e já tinha pago os 5€ porque a funcionária disse que eu só estava isenta nas consultas seguintes. Eu disse que não era assim que me estive a informar. E eu disse para se informar melhor. Entrei logo para a consulta e perguntei á médica. Ela disse que estava isenta mesmo nessa consulta. Ela chamou a funcionária e a mesma continuou a teimar que na primeira eu pago e nas seguintes não porque ela não adivinha que estou grávida, só com a primeira consulta. E eu disse-lhe que já tinha ali o papel e que já podia restituir o valor. Bati o pé! Ela disse que pronto, que o dinheiro também não era para ela e que ia mandar os papéis "lá para baixo" e que se depois eles devolvessem que não tinha nada a ver. E eu disse-lhe que eles não tinham motivo nenhum para devolver nada porque eu estou efetivamente grávida e por isso com direito à isenção. A médica até lhe disse que eu e qualquer pessoa tem direito a uma consulta de planeamento familiar por ano sem pagar nada também.
E assim estou isenta até Julho de 2016...

Um comentário:

  1. Nem mais! A isenção é imediata!
    Fizeste bem em bater o pé :)

    ResponderExcluir