Bom, por onde hei-de começar.... Tudo começo bem cedinho... Seis o pouco da manhã e já estava eu a preparar-me para o grande dia. Como vos referi, no dia 3 de maio lá fomos nós para o hospital para me ser induzido o parto. Sempre estive tranquila e dormi muito bem. Não houve "despedidas" da barriga, nem pensamentos de "é a última vez que estás na minha barriga por isso deixa-me aproveitar", porque na verdade eu sempre a quis ter cá fora... Então só podia era estar animada e sem receios.
Chegamos ao hospital antes das 8h e demos entrada pelas urgências porque ainda não eram 8h. Estivemos algum tempo á espera e enquanto o Jorge ficou a tratar da papelada e a pagar o sinal, a auxiliar da sala de partos veio ter comigo para irmos para a sala de partos. Muito simpática ela... Depois fui conhecer o quarto e levar as coisas para lá.... Ela virou-se para umas meninas e disse: "podem preparar o quarto 301. É uma menina." A minha ansiedade começava a aumentar e só imaginava a hora de entrar naquele quarto com a minha menina...
Voltamos para a sala de partos. Foi-me entregue a camisa e chinelos para vestir. Lá troquei de roupa e depois a parteira meteu-me 2 clisteres para limpar os intestinos. Depois foi-me colocado o soro. Confesso que estava com medo de me meterem uma agulha aqui na mão mas não custou nada. No soro já tinha a acitocina para induzir o parto. Eu continuava calma.
Depois veio a pior parte... O toque... A parteira queria fazer a rotura das membranas para ser um parto mais natural. Doeu muito mesmo. Mas o pior não foi a dor. Foi que ainda estava no primeiro toque. Pois o colo estava bastante alto e não chegava lá á primeira pelo que percebi. Passado uns tempos voltou a fazer. A dor do toque era terrível. Meu Deus. Mas ela era um amor, muito querida e só pedia desculpa... Depois disse que não fazia mais... Que não me queria magoar mais... Depois ia ser a medica a fazer. O meu pensamento foi só este: "meu deus ainda vai haver mais? Pensei que o toque era só um"...
Quando a Dra. chegou, estava eu na bola de pilates aos saltinhos para ver se aquilo avançava, e senti alívio por a ver ali, mas medo por saber que ela me ia fazer o toque. Ela disse que se eu quisesse não fazia mas que era melhor para mim... Então lá fomos nós. Doeu tanto mas tanto... Mas o colo continuava alto. E eu estava com 2cm de dilatação. A parteira chamou o anestesista e disse que me ia meter já o cateter se eu quisesse porque como eu estava sem dores era melhor de meter e quando eu precisasse davam a anestesia. Eu quis porque assim já ficava tudo arrumado. Estava com medo da epidural.. Quando o médico chegou perguntei logo se ia doer. Ele falava meio espanhol e na brincadeira disse que sim que doía muito. E pronto lá me sentei na cama e ele começou o trabalho. A parteira esteve o tempo todo á minha frente a abraçar-me... Um amor... Não doeu praticamente nada. É mais a impressão. No fim daquilo tudo ele disse: pronto já preparei tudo. "Agora vou meter o cateter. Quer ver a agulha?" E eu disse: "eu pensei que já estava. Não quero ver." E ele mostra na mesma. Lol. E disse que já estava tudo. Era brincalhão ele...
Entretanto já a parteira me tinha dito que tínhamos ali uma bebe muito grande. "Vamos ver se ela encaixa bem ali no canal de parto". Mas eu estava confiante que sim..
Depois veio a Dra e voltou a ver como estava o colo e tentar fazer a rotura. Não me recordo se fez outro entretanto mas depois já tinha 4cm de dilatação. Mas nunca senti uma única contração ou dor (exceto nos toques). Mas estava a tê-las porque estive sempre ligada ao CTG. Nessa altura a parteira deu-me a epidural para me poder rebentar a bolsa. Que sonho...fez o toque e não senti nadinha. Depois foi buscar tipo uma agulha de crochet e rebentou a bolsa. Uma sensação mesmo estranha sentir a água morna a sair... A dilatação estava a aumentar. Nessa altura com 5 cm. Já deviam ser umas 17h. O Jorge entretanto esteve o tempo todo comigo... Só saiu para almoçar/lanchar. E de vez enquanto acho que estava a dormir, hehe... Depois a parteira teve que me colocar uma algália... credo, nunca me vi noutra... Como já estava sob o efeito da epidural, não consegui fazer xixi. Bem que tentei, mas não saía nada.
Entretanto Dra ia vendo a dilatação e sei que rapidamente estava com 7cm. Mas quando a Dra vai ver repara que a bebe voltou a subir! Que raio! Rapidamente cheguei aos 10 cm de dilatação. Eram 18h. Dilatação feita, e Benedita que decidiu que afinal era melhor ficar ali mais um bocado.
A Dra fez várias tentativas de a puxar para baixo, fiz força, e tudo mais. Esperamos mais um pouco, voltamos a ver se baixava, e nada... De vez enquanto os batimentos do coraçãozinho da Benedita baixavam... Eu ficava em pânico. Mas a Dra ou a parteira vinham logo ver se estava tudo bem. Até que a Dra disse que aconselhava a irmos para cesariana. Eu só lhe disse para ela fazer como entender, só não queria que a minha menina sofresse. Entretanto já eu tinha mandado mensagem á minha mãe a dizer que estava com quase 10cm de dilatação e que agora ia ser rápido. Eles saíram de casa e depois chegaram ao hospital. E eu ainda ali. A Dra disse então que era mesmo melhor irmos para cesariana para não corrermos riscos. A bebe era grande, subiu e encaixou mal, mas claro que eu podia esperar mais um pouco. E eu disse que sim para irmos para cesariana. Depois so me apeteceu chorar. Fartei-me de chorar. Só pensei que estava tudo tão prontinho e já a podia ter ali.. E não. Ainda não! Ainda ia ter que fazer cesariana. O Jorge estava ali ao meu lado e consolou-me. Mas eu não conseguia parar de chorar... A Dra foi então preparar tudo e quando vieram buscar-me...............não sei explicar mas estava a ser tudo tão estranho. O meu pensamento era apenas e unicamente que queria que a minha menina estivesse bem e que agora era certo que a ia ver dentro de uns minutos. Perguntaram ao Jorge se queria assistir e ele disse que sim. Então entrei para a sala onde iam fazer a cesariana e era tanta gente de volta de mim. Acho que senti mais medo ali do que na sala de partos. Aumentaram a dose da epidural, prepararam tudo, o Jorge chegou, e começamos.... Senti tudo (sem dor, claro). E eis que a enfermeira empurra a minha barriga e sai a minha menina. Não deve ter demorado mais do que 5 minutos... Disseram que já estava a bebe cá fora e eu só parei para escutar se ela chorava.... E como ela berrava... Um chorinho maravilhoso... Tão bom... Tudo tinha acabado.
Depois ainda demorou mais de meia hora para me cozerem. Mostraram-me a minha menina e olhei logo para o cabelo dela, era pouquinho, e era tão gorduxa... Puseram-na sobre o meu pescoço mas não peguei nela. Foi o papá o privilegiado de fazer isso tudo. Foi ele que pegou. E foi ele que a trouxe para a minha beira já vestidinha. Eu continuava a ouvir o chorinho dela e só isso me consolava...
A Benedita nasceu ás 20:14, com 3650 grs e 49 cm...
Fomos para o recobro eu e ela. O Jorge não podia estar lá.
Já no recobro puseram-na a mamar. Ela agarrou logo a mama e fartou-se de mamar. Embora os meus bicos não ajudavam muito porque eram muito rasos. Estava ansiosa para sair dali e ir para o meu quarto estar com os meus pais e com o Jorge. Enquanto isso não me fartava de olhar para a minha menina... Era real, ela estava ali... Era tão perfeita... Todos estes meses, todas as vivências durante este período, estava ali nos meus braços...
Deviam ser umas 22:30 quando fui para o quarto. Os meus pais já tinham estado com a Benedita enquanto eu era cozida....
Enquanto me encaminhavam para o quarto todo o meu sentimento era de alegria e de ansiedade de ver a minha familia... Eles aguardavam-me lá em cima.. o que falamos nem me lembro. eu também estava sonolenta. Eles foram embora e só ficamos lá os três. Eu mal me conseguia mexer. O pós da cesariana é terrivel. É a pior coisa que pode haver porque aliado ás dores fisicas na zona abdominal (que só passavam com medicação e mais para o fim nem com medicação passavam totalmente), estava o facto de nao poder cuidar da minha menina. Não me podia levantar nem virar na cama para a socorrer quando ela chorava ou quando bolsava. Tinha que chamar pelo Jorge para fazer isso. Ainda bem que ele dormiu lá comigo (ele tinha uma cama só para ele).
Durante a noite tinha sempre o apoio das enfermeiras. Quando eu tocava na campainha elas vinham logo e sempre simpáticas. E se viam que a Benedita estava muito tempo a chorar elas vinham perguntar se tudo estava bem. Quanto á amamentação tive que ter muita ajuda porque depois ela não queria agarrar. Eu não tinha bico e ela torcia a cara. Foram então buscar um bico de silicone que ajudou muito pois ela puxava bem. Mas mesmo assim tivemos que partir para o suplemento. Ela adorava aquilo, hehe, e ficava toda consolada.
No dia a seguir veio uma enfermeira para eu me levantar da cama. Eu estava a morrer de medo que isto rebentasse tudo. Mas correu tudo bem. Tudo com calma e dores, mas correu bem. Comprei lá uma cinta que ajudou mesmo muito pois parece que amparava toda a zona abdominal e aquilo nao saia do sitio.
Neste dia a Benedita teve o primeiro banhinho e foi o papá que lhe deu com a ajuda da outra parteira, onde nos foi explicado algumas coisas sobre dar banho e cuidar do cordão. Acho que ele ficou todo orgulhoso :-) Eu, infelizmente, não conseguia fazer muito pois mexia-me pouco. Os momentos seguintes foram um misto de alegria por tudo estar bem, e de dor fisica minha. Passei momentos muito duros, estive sempre a ser medicada, e ainda por cima estava muito inchada. Os meus pés estavam um caus, nunca vi coisa assim. Até me doía a andar. E esse inchaço só passou para aí uns 6 dias depois. Agora já tenho os meus pézinhos normais. Também tivemos bastantes visitas lá no hospital.
E no dia 5 de maio tivemos alta... A Dra. Fátima fez-me o penso e disse que estava tudo bem, que as minhas dores eram normais e que por ela eu já tinha alta. Ao final da tarde ia passar lá a pediatra e se tudo estivesse bem com a Benedita teriamos as duas alta. E eu claro estava mortinha por ir para casa. Eu estava um bocadinho receosa porque a Benedita estava um bocadinho amarela e achei que que ainda ia ter que ficar lá mais um dia... Mas por volta das 20h veio a pediatra e mediram os niveis na Benedita de qualquer (por causa da ectericia) e como eram valores baixos não havia problema. Tive foi ordens para lhe dar muito de comer, dar-lhe suplemento porque como era uma bebe gordinha precisava de mais ainda, para que o amarele fosse saindo pela urina e pelo coco... E pronto, estava tudo bem com a minha menina e tivemos a tão aguardada alta, mesmo já sendo tarde... Eu já tinha tudo pronto para irmos embora, e vim mesmo como estava, de camisa e roupão, tal não era o meu cansaço...
Quanto á minha estadia no Hospital Privado de Braga, só tenho a dizer que foi maravilhosa. Não podia ser melhor mesmo. Senti-me como se estivesse a passar férias. E toda a gente era tão atenciosa comigo. Acho que só faltava pegarem-me ao colo. Adorei os pequenos almoços, os almoços, os lanches, os jantares e as ceias. Estavam sempre com um sorriso para me dar. Senti-me mesmo bem. Não podia ter feito escolha melhor. Era um verdadeiro hotel. E voltaria a ir para lá e a passar por tudo isto. Aliás, estou a escrever e estou com muitas saudades desses 3 dias. As dores foram mesmo só por causa do pós da cesariana, senão seria tudo ainda mais perfeito...
Após cerca de 11 dias, voltei a conseguir fazer a minha vida normal. As dores largaram-me e passei a conseguir levantar-me e virar-me bem na cama, coisa que não conseguia até aí e era desesperante a Benedita acordar e eu ter que quase me arrastar na cama para me levantar ou virar para poder pegar nela.
Em relação ao meu peso, que também é muito importante pois quero voltar a ter a minha vida o mais normal possivel: engravidei com 76 kg, cheguei ao final da gravidez com 96 kg (engordei muito na última semana), no dia a seguir á alta estava com 89 kg e ontem, 15 dias depois, estava com 81 kg... Estou muito contente e muito satisfeita. Não tarda nada atinjo o meu peso que tinha antes de engravidar. Não tenho feito grandes dietas. Tenho comido apenas cozidos, sopa, fruta e gelatina. Grande parte do meu peso sei que era inchaço e liquidos...
Bom, acho que por hoje é tudo... Se eu me lembrar de mais alguma coisa venho cá contar...
FORAM DIAS QUE DEIXARAM SAUDADES :-) E estou a adorar a experiencia de ser mamã... Tenho a minha menina como tanto sonhei e como tanto pedi a Deus... Posso dizer que sou uma priveligiada e só tenho que agradecer por esta benção...
Muitas felicidades ser mãe é maravilhoso vais adorar
ResponderExcluirParabéns!! Só de pensar que daqui a 2 meses sou eu... Espero ter tão boas recordações como tu! Mais uma vez obrigada por partilhares a tua experiência, tem me ajudado imenso. Aliás sempre que passa uma semana venho aqui ao blog ler o teus relatos de quando ainda estavas grávida.
ResponderExcluirAdoro o teu blog e a forma carinhosa e descontraída com que relatas esta fase tão maravilhosa:)
Inês
Olá..... Já tiveste o bebe? Espero que tenha corrido tudo bem..
ExcluirFiquei muito feliz ao ler esta tua publicação, ainda bem que correu tudo bem.
ResponderExcluirDesejo que continue tudo a correr bem e que a Benedita vos traga muitas felicidades.
Beijinhos e mais uma vez os meus Parabéns :)
Parabéns aos papás :D
ResponderExcluirObrigada por partilhares a tua história. É uma inspiração!!
Lindas fotos :) e que papá habilidoso e dedicado.
No principio de Setembro chegará a minha vez.
Beijinhos
Que papa habilidoso e que bebe tão linda!
ExcluirE há coisa mais bonita que amamentar? É uma sensação maravilhosa ..
Felicidades