quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Semana 12 + Resultado da ecografia do primeiro trimestre no Privado

Bom.... E chegamos ás tão aguardadas 12 semanas! Tanto esperei este momento, tanto falei nas 12 semanas, e eis que chegou! Nem sei bem o que dizer. Pensei que iria ter muito a dizer quando atingisse esta etapa, mas estou assim um pouco sem palavras. Sabemos que o risco de aborto diminui nesta fase, que o bebe já está praticamente formado, e agora é mesmo só crescer... Óbvio que aborto pode haver em qualquer altura, mas o pior já passou. E só isso é motivo de alegria.
Em termos de sintomas, não tenho nada. Até os meus peitos já estão menos sensíveis. Enjoos zero, aliás, como em toda a gravidez, e de resto não sinto nada. Só a vontade de fazer xixi e alguma pressão no fundo da barriga que apareceu esta semana. Quando vou fazer xixi sinto assim uma pressão no fundo da barriga que parece que o xixi nem sai todo. Não acho que seja infeção urinária porque não sinto dor ou ardor ao urinar, mas vamos ficar atentas.
Quando ao peso, estou nos 79,5kg. Ou seja, emagreci 800grs esta semana. Fiquei toda contente. Queria mesmo não passar os 80kg pelo menos até aos 5 meses...

Ontem fui fazer a ecografia do primeiro trimestre ao privado e fiz também o rastreio bioquímico.
Andei o dia todo ansiosa, mortinha que o dia acabasse. Quando acordei pensei: enfim é hoje o dia tão esperado! O Jorge veio mais cedo do trabalho para me acompanhar na consulta e foi ter á clinica.
Ao contrário do hospital, desta vez o rastreio foi feito com picada no dedo. Doeu-me mais a picado no dedo do que espetar a agulha para tirar sangue. A enfermeira disse que era para detetar a probabilidade de o bebe ter trissomias 13, 18 e 21. Não me falou na pré-eclampsia, pelo que talvez não façam o rastreio a isso, ao contrario do que vão fazer no hospital.
Mal terminei o rastreio, entrei logo para a consulta. O médico registou os resultados das análises no meu livrinho e fui então preparar-me para a eco. Ele disse que ia fazer eco abdominal e vaginal.
Quando ele começou a fazer a eco, as minhas pernas tremiam. Estava mesmo nervosa. Comecei a ver o meu bebé... Vi-o mexer. Estava tão grande. Distinguia-se perfeitamente a cabeça, as pernas, os braços. O médico permanecia em silêncio.. Ele disse para eu não me preocupar porque estava só concentrado. Fiquei um pouco desiludida porque ele pouco falou. Não explicava nada, permanecia ali em silêncio. No final disse que estava tudo bem, tudo dentro dos parâmetros normais, e que ia mandar o relatório juntamente com o rastreio para ter um resultado completo e que se ele não me ligasse é porque estava tudo bem. Detesto isso, porque vou ficar sempre na dúvida se não me ligaram porque ainda não chegou o resultado ou se não ligaram porque estava tudo bem. Mas pronto, fiquei sim mais descansada porque de facto estava tudo bem na ecografia, TN a 1,82 mm, tenho um bebé com 5,5 cm da cabeça ao rabinho, e dava mais 5 dias de gestação, ou seja, supostamente hoje estou de 12 semanas e 5 dias. Mas vou continuar-me a guiar pela DUM, pelo menos até amanhã... Fiquei mesmo desiludida com o médico no sentido que gostava que ele tivesse falado mais, explicado mais. Ah, é verdade, em relação ao sexo, ele disse que nesta altura em alguns casos já dava para ver o sexo, mas que o meu bebe não ajudou nada... Talvez vá ser envergonhado/a como a mãe, hehe...
Amanhã vou fazer a eco do primeiro trimestre ao hospital e também vou saber o resultado do rastreio que fiz no dia 20. Ou seja, vou ter um relatório mais completo, e espero bem que a médica seja mais faladora e que explique tudo o que vê e o que não vê. Amanhã vou com a minha mãe, o que também é um consolo :-) Por isso agora estou é ansiosa que chegue o dia de amanhã para ter o resultado COMPLETO do primeiro trimestre...
Deixo-vos agora uma fotinha da ecografia do meu bebezinho... Está crescido, hehe...


terça-feira, 27 de outubro de 2015

É JÁ AMANHÃ.......... :-) :-) :-) :-) (ansiosa!!)
Que Nossa Senhora de Fátima esteja comigo...

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Semana 11

Pois bem.... Hoje entramos na semana 11. Falta uma semaninha para entrar nas 12 semanas e o meu coração começar a acalmar. 
Esta semana não tenho muito a dizer. Tive sintomas zero. Não sinto nada de mais. Nem enjoos, nem tão pouco indisposições, não sinto nada. Espero que isso não seja mau. Só a minha barriga é que continua inchada. 
Sei que nesta semana o bebe já tem todos os órgãos vitais formados e o risco de aborto começa a diminuir. Segundo a aplicação o meu bebe tem o tamanho de um figo e agora já tem uma aparencia humana. A placenta também começa agora a funcionar...
Estou é ansiosa pela próxima semana. Ainda por cima vou ver meu bebe duas vezes. E espero ter só boas notícias....  

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Rastreio do Primeiro Trimestre - No hospital

Tal como referi, hoje fui fazer o rastreio do primeiro trimestre no hospital de Guimarães. A minha mãe foi comigo. Tinha o rastreio marcado para as 9:30. Quando lá cheguei estavam muitas grávidas na sala de espera. Cada uma com a barriga maior que a outra. Quem me dera já ter uma barriga assim :-) Mas cada coisa a seu tempo. Senti que agora sim tudo é real. Agora estou mesmo grávida e senti também pela primeira vez uma segurança incrível, senti que tudo vai correr bem. Algo me dizia isso e me acalmava. Fui chamada por volta das 10:15. A enfermeira era mesmo muito simpática. Disse-me que hoje íamos fazer a colheita do sangue e que íamos marcar a ecografia. Fez as contas e tínhamos que marcar a ecografia já para a semana. Até senti que o tempo está mesmo a passar rápido. Marcou para dia 30 de outubro, sexta feira. E nesse dia já vou ter o resultado da análise que fiz hoje. Ela disse que não valia a pena ter o resultado antes porque o resultado da análise sozinho não diz nada. Tem que ser combinado com a ecografia para se ter um diagnóstico certo.
Quando ela me começou a falar nas 3 trissomias que vão ser rastreadas (trissomia 21, 18 e 13), só me apetecia chorar. Não sei porquê. Mas deu-me uma angústia.... E disse que para além das trissomias, está análise também vai fazer o rastreio da pré-eclampsia, e assim vai dizer se eu tenho hipoteses de a ter durante a gravidez. Em caso afirmativo serei seguida de outra forma, como gravidez de risco. É assim podemos fazer coisas para evitar riscos para mim e para o bebe. Depois deu-me uns panfletos onde explica tudo melhor. 
Seguidamente procedeu á colheita do sangue, como se de uma análise se trata-se. Sei que em alguns sítios fazem apenas uma picada no dedo. Lá tirei mesmo sangue.
Ou seja, para a semana vou ver o meu bebe duas vezes. Uma no dia 28 (quarta-feira) no privado, onde também vou fazer o rastreio, e outra no dia 30 (sexta-feira) onde vou fazer a consulta/ecografia no hospital combinada com o resultado da análise que fiz hoje. 
Estou com fé que tudo vai estar bem. Uma fé muito, muito grande. Sei que Nossa Senhora de Fátims está a olhar por nós...

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Semana 10 + resultado da ecografia

Ontem completei as 10 semanas de gestação. Faltam apenas duas semaninhas para ultrapassarmos a primeira etapa... Em termos de sintomas não tenho sentido nada de mais. Nada de enjoos até agora, por isso se não os tive também já não os irei ter, penso eu. Por vezes posso andar um pouco indisposta, mas nada de mais. Dizem que poucos enjoos é sinal de menino, né? E vontades de comer salgados também é sinal de menino, hehe.. O que mais me apetece são salgados... Massas, folhados mistos, pizzas, etc... Nem me tem apetecido assim muito doces.
Bom, continuando... Os meus pelos estão quase como antes de eu fazer laser. Tenho pelo por todo o lado. Nas virilhas nem se fala, São mesmo grandes :-( E quando corto com a gilete, passado uns dias lá vem eles.
O meu cabelo continua a cair como se não houvesse amanhã. Se assim continuar chego ao final da gravidez com falhas de cabelo :´-(
Este semana engordei 700 grs. Mas vou conseguir recuperar. Sei que houve uns dias que abusei. São os raios dos folhados mistos!!! Mas vão acabar.
De noite continuo a levantar-me muitas vezes para fazer xixi. É muito desagradável. Tenho saudades de dormir uma noite inteira. No entanto li que a partir das 12 semanas, como o útero sobe, as idas á casa de banho diminuem. E depois voltam no 3º trimestre, mas isso é normal claro...
Não tenho arranjado muitas posições boas para dormir. Nem quero pensar mais para a frente. Tenho medo de dormir de barriga para baixo, como tanto gosto, e como a barriga já é proeminente, é um bocado desconfortável dormir de lado. Tenho que meter uma almofada entre as pernas. De barriga para o ar, como também gosto de dormir, dizem que não é bom - mas acredito que seja quando o bebe for maior um pouco.
Durante este semana também senti uma pressão mais forte no fundo da barriga e umas pontadas de vez enquanto no lado direito. Por vezes sentia um pouco de dor no fundo da barriga, mas nada de muito forte. Andava muito preocupada mesmo. No entanto ontem na consulta, a médica disse para não me preocupar, que era normal.
Continuo também sensível aos cheiros. Sejam bons ou maus, não tolero muito bem os cheiros. Posso dizer que já desliguei todos os ambientadores de minha casa que já não podia mais com aqueles cheiros. E então o cheiro a caril ou açafrão? Meu deus que horror... A minha mãe está proibida de deitar essas especiarias na comida.
De resto não sinto nada de mais. Posso dizer que tem sido uma gravidez muito tranquila. As únicas coisas menos boas que surgiram foram mesmo o aumento dos pelos, o excesso de transpiração e o cheiro da transpiração e algumas borbulhas que de vez enquanto surgem.
 
Em relação á ecografia de ontem... Não podia ter corrido melhor. O meu bebe continua a desenvolver-se perfeitamente. Neste momento está com 3 cm e vi as pernas e os bracinhos. Estou encantada em tê-lo visto mexer! A sério, só em lembrar-me daquela batalha de braços e pernas que ele estava a fazer.... parecia que estava a nadar ou a dizer "quero sair daqui!!!!" hehe. Foi muito lindo, não há palavras. Na foto que vos deixo da ecografia, não se vê as perninhas e os bracinhos, porque a que ela tentou tirar não se percebe, está tipo desfocado....
Quando a médica me começou a fazer a ecografia ela disse: "já tem aqui um bebe bem grandinho". Fiquei toda contente. São os meus 3 cm de vida. Estou felicíssima por o meu bebe continuar a desenvolver-se e tenho fé que vai continuar assim... As medidas dele batem exatamente certo com as 10 semanas e o coração batia a um ritmo bem acelerado. A médica disse que estava perfeito. 
Perguntei também á médica se podia pintar as unhas e ela disse que não havia problema nenhum. É que amanhã tenho o casamento do meu primo e queria pintar as unhas e já não as pinto desde que engravidei.
 
Enfim, estou muito feliz por ter visto o meu bebezinho a mexer... Aquela imagem não me sai da cabeça.
Agora na terça-feira vou fazer o rastreio bioquímico. Deus queira que tudo corra bem e que não hajam possibilidades de o meu bebe ter algum problema.
Dia 28/10 tenho a consulta com o meu ginecologista. A tão esperada consulta das 12 semanas. Vou também fazer o rastreio com ele, mas nesse dia já devo ter os resultados do rastreio do hospital, e também vamos fazer a ecografia do 1º trimestre. A partir daí, se tudo estiver bem, já vou conseguir respirar UM POUCO de alívio... Mas agora sinto que o meu bebé não me vai deixar, que vai estar aqui sempre bem agarradinho a mim e que vai ser perfeito :-)
 
 
 

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Ansiosa pelo dia de amanhã para saber se o meu bebe se continua a desenvolver perfeitamente para as 10 semanas e se o coraçãozinho continua a bater perfeitamente...

domingo, 11 de outubro de 2015

Hoje a minha mãe fez-me 3 "testes" para saber se vou ter menino ou menina. 
O teste da agulha - ficamos um bocado indecisas porque primeiro rodava um pouco e depois fazia em linha reta. Se calhar vou ter uma menina e um menino durante a minha vida. 
O teste da mão - disse para eu lhe mostrar a mão. Mostrei com a palma da mão virada para cima e ela disse que era menina. 
O teste da colher - meti uma colher pela camisola abaixo e caiu virada para cima - diz que é menina. 
Claro que são superstições. Mas é giro estas coisas. E claro está, eu acredito no que me convém, hehe.... Por isso quero acreditar que estas coisas vão dar certo :-)

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Semana 9

E é com muita alegria que chegamos a mais uma semaninha.... Já vou na semana 9 e até agora tudo corre bem graças a Deus. 
Hoje pesei-me como faço todas as semanas e a boa notícia é que não engordei! Como sabem, tenho engordado 1 kg certinho por semana. Hoje pesei-me e emagreci 1 kg. Não fiz nada para emagrecer, assim como também não fiz nada para engordar 1kg por semana. Acho que é mesmo hormonal. E talvez as minhas hormonas estejam a estabilizar :-) Ontem no entanto, pela primeira vez não consegui jantar. Estava tão mal disposta. Meu Deus. Até ver o meu marido a comer me enjoava. Não consegui comer nada á noite. No entanto durante o dia alimentei-me normalmente. 
Desde ontem também que estou novamente com aquela transpiração com cheiro intenso. Outros sintomas incluem: cheiros......não suporto qualquer cheiro! Seja bom ou mau detesto cheiros. Consigo cheirar um odor a sei lá quantos metros de distância; Durante cerca de 2 anos fiz depilacao a laser. Não tinha pelos praticamente nenhuns e só nascia um ou outro com meses de diferença. Bom, estou novamente peluda. Pernas, axilas, virilhas. Tudo com pelo grande :-( Se cortar o pelo com a gilete, passado uns dias já está novamente em crescimento; os bicos dos peitos continuam sensíveis e os meus peitos já aumentaram um pouquinho (acho que esta é a única parte boa); o cabelo continua em grande queda. Então não era suposto o cabelo ficar mais forte??? Cai-me tanto tanto cabelo :-( E está mesmo horrível, seco, um nojo. Aliás, como tudo em mim!!! Não era suposto também as grávidas se sentirem mais bonitas?? Enfim.... Contento-me com o facto de ter emagrecido 1kg. Também tenho andado com obstipação. Nunca fui presa dos intestinos, mas agora abusa! E as vezes que me levanto de noite para fazer xixi? Há noites que são tipo 5 vezes! Mas li que a partir das 12 semanas passa. E depois volta para os últimos meses por causa do peso do bebê na bexiga...

Já tenho o rastreio marcado no Hospital para o dia 20 de outubro. Fiquei muito contente porque é antes do rastreio marcado no privado. No privado está marcado para dia 28 de outubro. 
Liguei para o hospital e disseram-me que nesse dia apenas fazem o rastreio, ou seja, só fazem a análise ao sangue. Depois marcam a eco para outro dia. Fiquei triste porque queria ver o meu bebe. E pensei, será que no privado também só vão fazer a análise? Liguei para a Ginoclin e disseram que no dia 28 vou fazer o rastreio, ou seja, a análise, mas também tenho consulta com o Dr. Pedro para ele fazer as medições. UPA!!!!! É o dia mais esperado desde que engravidei. No dia 28 de outubro estou com 12 semanas.... E talvez nesse dia já consiga levar o resultado do rastreio que vou fazer no hospital. O que quer dizer que se já tiver o resultado do hospital, no dia 28 já tenho um relatório completo :-) Que tudo esteja bem, é o que eu espero.... Acredito que sim, que Nossa Senhora continua a olhar pelo meu bebé...

Bom, e já sabem, ansiosa como eu sou, não conseguia estar desde as 7 semanas até ás 12 semanas sem saber se o meu bebe está bem. Por isso marquei uma consulta com outra ginecologista para dia 15/10. Por isso, de hoje a oito vou estar a contar as horas para saber se o meu bebe se continua a desenvolver....

Para já é tudo... De acordo com a minha APP, o meu bebe está do tamanho de uma uva e o útero do tamanho de uma toranja...

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Sobre a consulta no Centro de Saúde


Na sexta feira passada tive então a primeira consulta com a minha médica de família. Foi a primeira vez que a vi. É muito querida por sinal. Correu tudo bem. Eu disse-lhe logo que andava a ser seguida pelo privado e ela perguntou se já fiz as análises que o obstetra pediu e pediu-mas para as colocar no computador. Depois fui pesada, mediu as tensões, deu-me um documento para a minha isenção enquanto grávida e marcamos nova consulta para dia 02 de novembro. Nessa altura já estou com mais de 12 semaninhas se Deus quiser :-) Vão agora marcar a eco e rastreio no hospital e depois sou contactada pelo telemovel. Bom era se fosse antes do dia 28/10 que é quando vou fazer o rastreio no privado.
No mesmo dia 02/11 vou também ás enfermeiras para receber o livrinho de grávida e o atualizarem porque na sexta feira á hora que eu fui já não haviam enfermeiras porque só trabalham até ás 16h.


Bom, quanto á isenção....
Quando lá cheguei a minha mãe já estava lá e já tinha pago os 5€ porque a funcionária disse que eu só estava isenta nas consultas seguintes. Eu disse que não era assim que me estive a informar. E eu disse para se informar melhor. Entrei logo para a consulta e perguntei á médica. Ela disse que estava isenta mesmo nessa consulta. Ela chamou a funcionária e a mesma continuou a teimar que na primeira eu pago e nas seguintes não porque ela não adivinha que estou grávida, só com a primeira consulta. E eu disse-lhe que já tinha ali o papel e que já podia restituir o valor. Bati o pé! Ela disse que pronto, que o dinheiro também não era para ela e que ia mandar os papéis "lá para baixo" e que se depois eles devolvessem que não tinha nada a ver. E eu disse-lhe que eles não tinham motivo nenhum para devolver nada porque eu estou efetivamente grávida e por isso com direito à isenção. A médica até lhe disse que eu e qualquer pessoa tem direito a uma consulta de planeamento familiar por ano sem pagar nada também.
E assim estou isenta até Julho de 2016...

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Semana 8



Mais uma semaninha... Parece tão pouco, eu sei... Mas nesta altura cada diz é essencial. De acordo com a ecografia que fiz na sexta, estou com mais dois dias, ou seja, 8 semanas e 2 dias. No entanto, para já, continuarei a guiar-me pela data da última menstruação.
Para já tudo corre bem. Já te vi, já ouvi o teu coração e agora já sinto que estás a crescer dentro de mim. O papá agora também já se sente mais confiante. E agora já temos mais "responsabilidade" porque já quase toda a família sabe que tu vens a caminho e nem sabes como ficam contentes com a notícia. A mamã recebe logo beijinhos de parabéns e depressa te imaginam quando chegares. Vais ser tão mimado. A avó Maria já sabe. Eu já sabia que ela ia ficar tão contente! Ela disse: "estava a ver que ia morrer sem ter um bisnetinho". E começou logo a contar as aventuras dela quando estava grávida da avó Fátima, os desejos que tinha, etc. E todos ficam contentes com a data em que é provável nasceres... Uma bênção mesmo ser por volta do 13 de maio... Só pode correr bem meu amor. Quero tanto que te continues a desenvolver bem, a crescer direitinho como deve ser... E ainda este mês vamos ter a certeza se está tudo mesmo bem contigo quando chegarem as 12 semanas no rastreio que vou fazer no dia 28. Falta pouco eu sei, mas para a mamã, que anda sempre como o coração nas mãos, falta uma eternidade. Mas eu sei que estás aí no teu cantinho descansadinho a crescer e a formar-te bem.
Quanto a sintomas, bem, hoje voltei a pesar-me, tal como faço todas as semanas, e para não variar, voltei a engordar 1kg! É 1 kg todas as semanas! Que se está a passar??? Não é por estar a exagerar na comida. Até tenho andado com menos apetite. A mamã vai ficar tão gorda :-( 
De madrugada vou umas 5 vezes fazer xixi. Acho que as minhas hormonas andam mesmo aos saltos! Desde ontem que ando com sintomas de constipação. Espero que passe. Ando toda entupida, custa-me respirar, ando com pingo o dia todo, mesmo estando entupida por dentro, e umas dores de cabeça que incomodam mesmo. De manhã custa-me mesmo pôr a pé, não pela preguiça, mas pelo cansaço que sinto por causa desta pseudo constipação. Também ando sempre com os calores, alguma obstipação e continuo com indisposição, principalmente quando acordo de madrugada e de manhã antes de comer. Qualquer coisa que eu coma fico logo sem apetite para mais, por isso não entendo o porquê de estar a engordar 1 kg por semana. O médico disse que era "normal" por causa da gravidez, mas que tinha que ir a uma nutricionista para ver se daqui a pouco não estou nos 90kg! Estou com 80 kg neste momento. Também tenho ganhado borbulhas no queixo, ainda por cima a mamã não tem usado base nem nada com medo que alguma substancia faça mal. Enfim, vais ter uma mamã um pouco diferente, mas vais ver que rapidamente voltarei ao normal quando chegares e depois de te alimentares claro...
A boa notícia é que já não transpiro tanto e já não é aquele cheiro horroroso. Pelo menos isso...
Ah, também gostava tanto de saber se és um menino ou uma menina... Nesta altura ainda não dá para ver por ecografias, e muito ainda falta... Mas a partir desta semana com a análise da sexagem fetal, com uma piquinha apenas sabia se eras o meu menino ou a minha menina... Só que é tão cara... Custa 95€. Acho que este mês está fora de questão. A mamã já começa a ter algumas despesas contigo, consultas, ecos, rastreio que vou fazer, etc... Talvez para o próximo, quem sabe.... Sei que o que importa é que venhas com saúde, mas a curiosidade faz parte do meu sangue. Quero saber tudo para ontem, seja o que for. Já aqui falei que tenho preferência que fosses uma menina, mas desde que te vi naquela fotinha, sei que é um menino ou uma menina que está a crescer dentro de mim. Foste o/a mais forte que se conseguiu agarrar a mim. Foste o/a escolhido/a por Deus para seres o meu bebé. És tu que estás aqui dentro, sejas menino ou menina, és especial, único, ÉS TU que estás aqui a crescer! E já te imagino todos os dias quando chegares aos meus braços...
Deixo agora as informações sobre as 8 semanas:
Seu bebê
É um menino - não, espera... é uma menina. Essa é a semana em que os órgãos reprodutores primários do bebê se tornarão testículos ou ovários. Mesmo que o sexo tenha sido determinado na concepção, as gônadas levaram até agora para se transformar em uma das duas. Se você quiser descobrir o sexo do bebê, ainda é muito cedo para aparecer no ultrassom. A maioria das verificações de sexo não estão disponíveis até a 17ª semana. Mesmo assim, algumas distinções visuais já estão ficando aparentes. Agora o rosto do bebê tem um lábio superior, pálpebras e ponta do nariz. Uma linguinha está crescendo dentro da pequena boca. Os dedinhos que você contará no nascimento também já começaram a se formar. Se estiver esperando gêmeos, é possível que você tenha um de cada sexo dentro de seu útero. 
Seu corpo
É uma boa hora para pensar sobre roupas para gestante, pois não vai demorar para suas roupas ficarem apertadas - exceto para aquelas calças de malha folgadas. É difícil de acreditar que algo do tamanho de uma framboesa deixe suas roupas mais justas! Entretanto, seu útero já tem o tamanho de uma laranja, e as coisas já estão um pouco amontoadas por lá. Você pode começar a sentir ciatalgia, uma sensação de dor ou formigamento que se sente nas pernas. Conte ao seu médico e peça a melhor forma de aliviar o desconforto. Você pode parecer adolescente de novo, pois podem surgir espinhas - o que é normal, em função dos hormônios.
Saúde & Dicas
Se os enjoos matinais estiverem fazendo você rejeitar, além do chocolate, as vitaminas pré-natais, tente tomá-las com comida e em horários em que normalmente não passa mal. Você deve consultar regularmente seu médico, parteira ou prestador de serviço de saúde. Escreva todas as perguntas antes de uma consulta. Nunca pense que sua pergunta é boba, nem que está sendo chata. A sua saúde e a de seu bebê são muito importantes, portanto continue fazendo perguntas.
Informações para o parceiro 
As mudanças hormonais da gravidez podem deixar os seios dela bastante sensíveis. Isso significa que você precisa mudar suas táticas ao tentar se insinuar. Pergunte como ela está antes de tocar seus seios nas preliminares ou encontre outros meios de entrarem no clima. Com o tempo, a dor deve diminuir, mas até o fim da gravidez os seios podem começar a produzir colostro. Mantenham a comunicação aberta nessa nova fase para que vocês sintam que estão se entendendo.